Segunda-feira gelada registra mínima 10,8°C no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; entenda nova onda de frio
20/10/2025
(Foto: Reprodução) Clima frio deve continuar nos próximos dias no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Redes sociais/reprodução
A segunda-feira (20) começou gelada em grande parte do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Uma massa de ar frio de origem polar derrubou as temperaturas durante a madrugada e o início da manhã, trazendo mínimas bem abaixo da média para outubro, mês marcado pela transição para o período chuvoso. Em Sacramento, os termômetros despencaram para 10,8°C. Já Uberlândia registrou a mínima de 12,4°C.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
Segundo o boletim meteorológico elaborado pelo geógrafo William Borges, a nova onda de frio é considerada atípica para a primavera e está entre os episódios mais frios do mês na região. O céu limpo, a baixa umidade e os ventos suaves de sul e sudeste reforçaram a sensação de frio.
Veja a seguir onde a segunda-feira foi mais gelada na região.
Cidades mais frias do Triângulo e Alto Paranaíba nesta segunda (20)
LEIA TAMBÉM:
Após 33 dias de tempo seco, frente fria provoca chuva e nuvem de poeira em Uberlândia
Frio de 1 °C e risco de geada marcam previsão para o fim de semana no Triângulo
Como fica o tempo?
Até o próximo domingo (26), a região deve registrar temperaturas abaixo da média histórica. A influência de uma massa de ar seco e ameno mantém o tempo estável, reduzindo o aquecimento diurno e inibindo a formação de nuvens carregadas.
☃️ Madrugadas e manhãs frias: cidades de maior altitude, como Araxá, Patrocínio e Patos de Minas, devem registrar mínimas entre 10°C e 13°C, com sensação térmica ainda mais baixa em áreas rurais..
⛅ Tardes agradáveis: máximas variando entre 26°C e 29°C, com amplitude térmica moderada em municípios como Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.
💧 Umidade relativa: segue baixa, entre 30% e 45%, aumentando o risco de queimadas e exigindo cuidados com hidratação.
"A atuação da massa de ar frio é atípica na primavera e transição para o período chuvoso, sendo um dos episódios mais frios do mês. A baixa umidade relativa do ar [em torno de 30%] ainda exige atenção à hidratação e ao risco de queimadas rurais", destacou William.
Chuvas abaixo da média
A previsão do tempo também indica déficit hídrico significativo, com acumulados semanais entre -15 mm e -45 mm. A previsão aponta para tempo firme na maior parte da região, com pancadas rápidas e isoladas apenas no fim da semana em pontos do Alto Paranaíba, sem volumes expressivos.
VEJA TAMBÉM: Frio abaixo de zero marca dia mais gelado do ano em Uberlândia e congela lavouras na região
Frio abaixo de zero marca dia mais gelado do ano em Uberlândia e congela lavouras na regiã
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas