Morre Bolão, dono do tradicional bar da boemia de Belo Horizonte
02/12/2025
(Foto: Reprodução) Morre Bolão, dono do tradicional bar da boemia de Belo Horizonte
Morreu aos 73 anos, nesta terça-feira (2), um dos maiores nomes da boemia de Belo Horizonte, José Maria Rocha, mais conhecido como Bolão, dono do bar que leva seu apelido. A informação foi confirmada pela família.
A morte ocorreu cerca de um mês depois do fechamento do Bar do Bolão - Rei do Espaguete, que se despediu da Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, após mais de 50 anos de tradição.
De acordo com a família, Bolão estava em tratamento de diabetes há alguns anos. O velório e sepultamento estão marcados para a tarde desta quarta-feira (3).
José ganhou e carregou o famoso título de "Rei do Espaguete" por mais de 50 anos, tornando-se uma das refeições mais pedidas pelos botequeiros de Belo Horizonte.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
Pelas redes sociais, o perfil de uma outra unidade do restaurante, também localizada no Santa Tereza, lamentou a perda de José.
"Seu apelido quem deu o nome para o restaurante, junto com suas receitas que originaram alguns de nossos principais pratos. Neste momento fica a saudade enorme, mas também fica um agradecimento enorme por tudo o que ele foi e tudo o que ele deixou", informou o restaurante, por nota.
Bolão, dono de tradicional bar de BH, morre nesta terça (2)
Reprodução/redes sociais
Fechamento do bar
O Bolão fechou as portas do casarão antigo que fez história em BH no mês de outubro deste ano, após quase 55 anos, no coração do bairro Santa Tereza, na Região Leste da capital mineira.
Em comunicado publicado nas redes sociais, o Bolão Santa Tereza havia informado que o espaço passaria por reforma a pedido do proprietário, e o bar funcionaria em um novo local, ainda não definido.
"Nós seguimos firmes, buscando um novo lar para continuar a escrever essa história que é parte da própria história de Belo Horizonte. Será um novo local, um novo ambiente, mas com o mesmo sabor, a mesma essência, a mesma alma, autenticidade e tradição que sempre fizeram do Bolão um símbolo da cidade", diz o texto.
José Maria Rocha, o Bolão, morreu nesta terça (2) em BH
Arquivo pessoal
Bolão nas décadas de 60 e 70
A história do Bolão começou em 1961, com o nome "Bar Rocha & Filhos". Na década de 1970, o estabelecimento ocupou o casarão da Praça Duque de Caxias e, hoje, é administrado pela terceira geração da mesma família.
Na última semana do fechamento, centenas de pessoas foram se despedir do local que recebeu carinhosamente pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais com cerveja gelada e o famoso espaguete à bolonhesa que tanto fez a alegria dos boêmios da madrugada.
Bolão, conhecido como Rei do Espaguete; Bar do Bolão
Acervo/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Tradicional bar de BH, Bolão se despede de casarão no Santa Tereza após mais de 50 anos
Bolão, bar tradicional do Santa Tereza, tem último fim de semana em casarão após mais de 50 anos; veja fotos
Cliente descobre troféu original do VMA em bar tradicional de BH e foto viraliza nas redes sociais
Vídeos mais vistos no g1 Minas: