Miriam Leitão é homenageada em Caratinga após tomar posse na Academia Brasileira de Letras
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Míriam Leitão é homenageada em Caratinga
A jornalista e escritora Miriam Leitão foi homenageada neste domingo (14) em Caratinga, cidade onde nasceu e passou a infância. A cerimônia foi no Casarão das Artes, que pertence à família Leitão e é considerado patrimônio histórico. A homenagem celebrou a recente posse de Miriam na Academia Brasileira de Letras (ABL).
Durante a cerimônia, Miriam foi recebida com carinho por estudantes, escritores e moradores da cidade. A Academia Caratinguense de Letras fez questão de prestar o reconhecimento à autora, que tem 16 obras publicadas, entre livros infantis, de ficção e de análise econômica.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
“Miriam Leitão representa todos nós caratinguenses e mulheres. A Academia se sente honrada em prestar essa homenagem junto ao Casarão das Artes”, declarou Verônica Moreira, presidente da Academia Caratinguense de Letras.
Emocionada, Miriam destacou a importância da cidade em sua trajetória.
“Eu gosto de ter aqui as minhas raízes e então eu gosto de comemorar aqui também minhas vitórias. Todos os livros que lancei, fiz questão de vir a Caratinga para mostrar, para compartilhar”, disse Miriam.
Miriam Leitão foi homenageada em Caratinga
David Oliveira/Inter TV dos Vales
A homenagem ressaltou o papel da jornalista como referência intelectual e inspiração para novas gerações. O irmão de Miriam, Cláudio Leitão, lembrou que o Casarão foi espaço de convivência de grandes nomes da cidade.
“Aqui passaram Ziraldo, Ruy Castro, Miriam Leitão e tantos outros. É um espaço que dá esperança de transformar vidas por meio da educação”, disse.
No espaço do Casarão, as 16 publicações de Miriam Leitão foram expostas para visitação. Os títulos abordam temas como jornalismo, economia, política, história e meio ambiente.
“Ela dialoga com crianças, com profissionais, com o país. Miriam é uma mulher do seu tempo, e motivo de orgulho para todos nós”, disse o escritor Américo Galvão.
Durante o discurso, a jornalista reforçou que sua atuação profissional sempre esteve orientada por três pilares: democracia, igualdade e preservação da natureza.
“O Brasil é um país lindo, rico, com a maior biodiversidade do mundo. Mas também é profundamente desigual. É preciso proteger a natureza e combater essa desigualdade”.
A parte final do ato ocorreu no prédio de uma faculdade da família Leitão, onde foi descerrada uma placa em homenagem aos dois caratinguenses imortais da ABL : Miriam Leitão e o escritor Ruy Castro.
A jornalista compartilhou fotos e mensagens em suas redes sociais, celebrando o retorno à cidade natal e reafirmando o vínculo com a terra onde começou sua trajetória intelectual.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.