Médico é homenageado por atuação comunitária em Jacutinga
14/01/2026
(Foto: Reprodução) Mesmo após se aposentar, manteve participação ativa no atendimento voluntário ao Asilo São Vicente de Paulo
Crédito: ACIJA
O médico Fernando Luiz da Silva, 76 anos, foi homenageado no evento Melhores do Ano 2025, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (ACIJA), com o título Destaque na Comunidade. A premiação reconhece personalidades e empresas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade ao longo do ano.
Com mais de meio século dedicado à medicina, Fernando afirmou que recebeu a homenagem com sentimento de missão cumprida.
“Depois de 50 anos como médico nesta comunidade e ainda ser reconhecido como um profissional de destaque é um motivo de honra pessoal. Faz bem para a alma”, disse.
Ao comentar a importância da profissão para a cidade, destacou que a saúde é um indicador central de bem-estar.
“Todos nós somos felizes enquanto temos saúde. Cuidar da saúde faz parte da principal riqueza de uma comunidade.”
A premiação reforça a importância de profissionais que contribuem com o fortalecimento dos vínculos sociais e do bem-estar coletivo.
Crédito: ACIJA
Natural do interior de Minas, relatou que começou a trabalhar aos oito anos, em uma farmácia, e que chegou a Jacutinga após residência médica.
“Vi a dedicação de um médico solitário que fazia tudo que era possível dentro da medicina da época. Talvez inspirado nele, fui fazer residência em cirurgia geral e acabei aqui. Tenho certeza que Deus me ajudou muito.”
Fernando ressaltou também a relação médico-paciente como um dos pilares do cuidado.
“A doença psicossomática tornou-se um problema de saúde pública. O ser humano está cada vez mais carente. Por isso a relação médico-paciente tornou-se primordial, muitas vezes mais importante que a medicação.”
Mesmo após se aposentar, manteve participação ativa no atendimento voluntário ao Asilo São Vicente de Paulo.
“O atendimento é muito gratificante. Idosos deram sua contribuição social para o município e hoje necessitam de afeto, de ser tocados e ter um atendimento médico digno.”
A premiação reforça, segundo a ACIJA, a importância de profissionais que contribuem com o fortalecimento dos vínculos sociais e do bem-estar coletivo na cidade.
Dr. Fernando Luiz da Silva - CRM 8402
Crédito: Cristiane Carvalho – Acrescenta Assessoria de Comunicação