Longe das telas, perto dos sonhos: irmãs de MG vencem etapa nacional de concurso da Toyota com desenhos e imaginação criativa
13/04/2025
(Foto: Reprodução) Andressa e Amanda Fernandes da Rocha, de 11 e 7 anos respectivamente, concorrem à fase internacional do concurso e podem ganhar uma viagem para o Japão. Interesse pelo desenho é de família; meninas cresceram vendo o avô desenhar. Desenho da Amanda Fernandes da Rocha que ficou em 1º lugar no Concurso Toyota Carro dos Sonhos
Ana Paula Soares da Rocha/Arquivo pessoal
Como você desenharia o seu carro dos sonhos? Para a Amanda Fernandes da Rocha, de 7 anos, o veículo perfeito é uma grande caixa de presente sobre rodas. O desenho da menina de João Pinheiro , no Noroeste de Minas, foi o ganhador do 1º lugar do Concurso Carro dos Sonhos, da fabricante de automóveis Toyota, na categoria A (de participantes de 4 a 7 anos).
"Ele é feito de material reciclável e é movido pela luz do sol e das estrelas. Como um lindo presente, traz dentro dele tudo que precisamos para ser felizes", diz a descrição do desenho para o concurso.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Além da menina, a irmã dela, Andressa Fernandes da Rocha, de 11 anos, também participou do concurso e ficou em 2º lugar na categoria B, para participantes de 8 a 11 anos. Juntas, elas concorrem à fase internacional do Concurso Toyota e podem ganhar uma viagem ao Japão se foram as vencedoras. O resultado desta etapa será divulgado apenas em agosto.
A paixão pelo desenho começou cedo na vida das duas e vem de família. Segundo a mãe delas, a engenheira agrônoma Ana Paula Soares da Rocha, Andressa, a filha mais velha, começou a se interessar pela arte de desenhar aos 5 anos, tendo o avô paterno como exemplo.
"O meu pai é um senhor enérgico para a idade dele, é um trabalhador rural e desenha bem. Ele ficava desenhando para ela e ela foi pegando o gosto, tentando copiar ele", comentou a mãe delas.
A madrinha da menina percebeu o talento e a incentivou a participar de concursos infantis. Em 2020, ela participou pela primeira vez do Concurso Toyota e já conseguiu o 1º lugar na categoria A. E a irmã mais nova, Amanda, vendo o exemplo da mais velha, também quis participar dos concursos de desenho.
"Elas desenham muito bem. É interessante que é um traço infantil, mas quando você vê a obra pronta, tem um contexto e expressão. [...] É o traço delas mesmo, elas imprimem a personalidade delas ali", disse a mãe.
Apesar de serem irmãs, o estilo de desenho é diferente. Enquanto Amanda gosta de desenhos mais chamativos e brilhantes, Andressa adota um estilo mais minimalista, apesar de usar diversas cores também.
Desenho da Andressa Fernandes da Rocha que ganhou o 2º lugar no Concurso Toyota
Ana Paula Soares da Rocha/Arquivo pessoal
Mais tempo de qualidade, menos tempo de tela
A mãe incentiva as duas a participar de outros concursos de desenho também e a passarem menos tempo nas telas e na internet. Ao lado do marido Ademir Quintino da Rocha, a família busca estimular as crianças a usarem a criatividade para desenvolverem os talentos delas e diminuir o tempo delas nas telas.
"As crianças têm talento, mas hoje, infelizmente, a maioria está tão anestesiada na frente da tela de um celular, quando a criança poderia estar escrevendo um conto, uma poesia ou fazendo um desenho".
A família ainda conta com uma "caçulinha" de 2 anos, Ana Laura Fernandes da Rocha, que vê as irmãs mais velhas e já fala quer participar dos concursos: "teve um concurso esse mês que ela fez um rabisquinho e a gente mandou", contou Ana Paula.
De rabisco em rabisco, a família Rocha vai desenhando um futuro onde as cores ganham vida além do papel. E assim, com traços singelos e cheios de personalidade, elas desenham caminhos que, mesmo não levando até o Japão, as levam com certeza para um lugar ainda mais valioso: o da alegria de ser criança.
Família de Andressa e Amanda Fernandes da Rocha
Ana Paula Soares da Rocha/Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM
Comida di Buteco: conheça os 20 pratos que concorrem na edição 2025 em Uberlândia e Araguari
Integração na Universidade: Uniube faz atendimentos jurídicos gratuitos para pessoas que não podem pagar por um advogado em Uberlândia e Uberaba
Fenicafé 2025 terá palestras e workshops sobre tecnologias na cafeicultura; veja programação
Guia orienta pais sobre limite do tempo exposto às telas
Guia orienta pais sobre limite do tempo exposto às telas e idade ideal
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a