Jovem mata idoso após pedir dinheiro emprestado e muda cena do crime para simular suicídio em MG
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Polícia Civil de Patos de Minas investiga o crime
Polícia Civil/Divulgação
Um jovem de 27 anos foi preso após confessar o assassinato de um idoso de 83 anos em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Segundo a Polícia Militar (PM), o suspeito revelou que, após matar a vítima, alterou a cena do crime para simular que o idoso havia tirado a própria vida. A motivação teria sido financeira.
O jovem foi até a casa do idoso para pedir dinheiro emprestado. Uma testemunha relatou à PM que, pouco antes do crime, o suspeito comentou que iria buscar uma quantia com o homem, que seria supostamente um 'agiota'. A PM não divulgou o nome do criminoso.
Segundo o delegado de Polícia Civil Luís Mauro Sampaio, a família da vítima confirmou que ele tinha o costume de emprestar dinheiro para conhecidos, mas não há confirmação de que o idoso seria agiota. O jovem responderá pelo crime de homicídio qualificado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
🔍 O homicídio qualificado é o assassinato cometido com circunstâncias que tornam o crime mais grave, revelando maior crueldade, frieza ou intenção maliciosa do autor. Está previsto no artigo 121, §2º, do Código Penal, e ocorre, por exemplo, quando há motivo torpe ou fútil, uso de meio cruel (como tortura ou veneno), traição ou emboscada, ou para garantir outro crime. Nessas situações, a pena é mais severa: de 12 a 30 anos de prisão.
Durante patrulhamento da PM pelo Bairro Jardim Esperança, os policiais foram surpreendidos por um carro que atravessou a pista na frente da viatura. Em seguida, o motorista, de 28 anos, desceu desesperado e contou aos militares que o passageiro havia acabado de matar um idoso.
Ao ser questionado sobre o ocorrido, o passageiro, bastante nervoso, contou que havia dito em tom de brincadeira sobre ter matado uma pessoa, porém, ao se dirigirem até a residência da vítima, a PM se deparou com o idoso morto dentro de casa.
Suspeito conhecia a vítima e teria ido pedir empréstimo
De acordo com o relato da testemunha à PM, ele negociava a venda de uma motocicleta com o suspeito, avaliada em R$ 8 mil. O comprador teria tentado fazer o pagamento com o cartão da avó, mas não conseguiu por falta de saldo.
Em seguida, afirmou que conseguiria o dinheiro com o idoso encontrado morto, que era ex-companheiro da avó do suspeito.
Ainda conforme o relato, o vendedor levou o homem até a casa da vítima, acompanhado de uma testemunha, também de 28 anos. O suspeito entrou sozinho no imóvel e, pouco tempo depois, voltou correndo e afirmou no carro que havia matado o idoso.
Na delegacia, o suspeito confessou o crime e contou que houve uma discussão na casa da vítima. Na versão do jovem, o idoso teria se exaltado e o agredido, o que resultou em uma briga com agressões.
O jovem então teria empurrado a vítima, que caiu, bateu a cabeça e desmaiou. Em seguida, usou um cinto para simular que o idoso havia cometido suicídio.
"A vítima foi encontrada com diversos ferimentos e, durante as investigações, concluímos que ela na verdade foi morta com um mata leão, socos e chutes", esclareceu o delegado.
LEIA TAMBÉM:
Quem era a mulher que morreu após comer ‘falsa couve’ em Patrocínio
VÍDEO: Criminosos aplicam 'golpe do cartão trocado' em idosos nos caixas eletrônicos 24h
A perícia foi acionada e liberou o corpo para a funerária responsável. O filho da vítima, de 60 anos, ficou encarregado da residência e de uma quantia em dinheiro que foi localizada no imóvel.
Durante a abordagem, os militares encontraram com o suspeito um cartão bancário pertencente à avó dele, de 58 anos, que havia sido furtado na noite anterior
Após ser detido, ele foi encaminhado à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais e, em seguida, transferido para o sistema prisional.
A Polícia Civil reforçou a importância de que a população não tenha receio de denunciar casos semelhantes, destacando que a colaboração da sociedade é essencial para a elucidação de crimes.
VEJA TAMBÉM: Empresário é morto a tiros dentro de loja no bairro Brasil, em Uberlândia
Empresário é morto a tiros dentro de loja no bairro Brasil, em Uberlândia
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas