Idoso tem 50% do corpo queimado ao testar vazamento de gás com isqueiro em Uberlândia
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Explosão durante troca de botijão deixa idoso ferido no bairro Ipanema
Um idoso de 75 anos ficou gravemente ferido após uma explosão dentro de casa provocada por vazamento de gás de cozinha na manhã desta quinta-feira (16), no Bairro Jardim Ipanema, em Uberlândia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 8h30, quando o morador fazia a troca do botijão e verificou se havia vazamento utilizando a chama de um isqueiro.
O teste impróprio provocou a explosão seguida de incêndio na cozinha da casa, localizada na Rua Sílvio Fernandes. Ainda de acordo com os militares, vizinhos controlaram as chamas antes da chegada das equipes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Tiago Silva, o idoso estava sozinho em casa no momento do acidente.
"Mora ele e a esposa, mas ela estava no trabalho. Ele estava fazendo a troca do botijão de gás GLP 13. No momento que fez a troca, fez o teste com fogo, com isqueiro, onde houve uma explosão, que ocasionou diversas queimaduras pelas pernas, pelo corpo", disse.
A vítima sofreu queimaduras em 50% do corpo e foi atendida por uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Em seguida, foi encaminhada em estado grave ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
As equipes de resgate isolaram a área, interromperam o fornecimento de gás, eliminaram riscos residuais e realizaram inspeção estrutural para garantir a segurança do imóvel.
Explosão cozinha em Uberlândia
Corpo de Bombeiros/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Pedido de casamento termina com apartamento em chamas
Bebês gêmeos são resgatados após incêndio em condomínio
VÍDEO: Incêndios atingem três grandes áreas de Uberlândia
Vizinhos ouviram estrondo e morador aos gritos
Vizinhos relataram à TV Integração os momentos de pânico durante o incêndio. Um deles contou que ouviu um barulho muito forte e, ao sair de casa, viu as chamas já altas e o morador gritando por socorro.
Ele tentou arrombar as portas, que estavam trancadas, e usou uma mangueira de sua casa para ajudar a conter o fogo, enquanto outro vizinho conseguiu entrar pela frente da residência para tentar resgatar o idoso, que já estava com o corpo tomado pelas chamas.
"Ouvi um barulho muito forte. Quando cheguei aqui o fogo estava muito alto e ele gritando. Tentei arrombar as portas, mas todas estavam trancadas. Peguei uma mangueira em casa e consegui apagar o fogo. Outro vizinho veio e arrombou a porta da frente e conseguiu tirar ele, mas em chamas", disse um dos vizinhos, Ilton Cardoso.
Outra moradora relatou que, ao se aproximar e ver o fogo, correu e pediu ajuda, enquanto um vizinho iniciou o combate ao incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros.
Morador tentava fazer teste de vazamento de gás de cozinha com chama em Uberlândia
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Alerta de segurança em caso de vazamento de gás
Ainda segundo o tenente, é fundamental que o uso do gás de cozinha seja feito com segurança. Ele orienta que os consumidores comprem sempre o botijão em revendedoras autorizadas e utilizem mangueiras e registros dentro do prazo de validade.
Durante a troca do botijão, o teste de vazamento deve ser feito com água e sabão, nunca com fogo.
"Ao perceber qualquer vazamento, abra todas as janelas, feche imediatamente o registro de gás e vá para o exterior da residência. Desligue o disjuntor geral pelo lado de fora da casa, se possível, e acione o Corpo de Bombeiros", orientou Silva.
Explosão de gás no Bairro Jardim Ipanema em Uberlândia
Lucas Reis/TV Integração
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas