Governo de Minas apresenta projeto de concessão para construção de ponte entre Delfinópolis e Cássia, MG
24/07/2025
(Foto: Reprodução) Governo de Minas apresenta projeto de concessão para construção de ponte
O governo de Minas Gerais apresentou um projeto de concessão à iniciativa privada para a construção de uma ponte entre os municípios de Delfinópolis e Cássia, no Sul de Minas. A proposta, que inclui a implantação de pedágio, busca resolver um problema histórico enfrentado pelos moradores e setores produtivos da região, que atualmente dependem de balsas para atravessar o Rio Grande.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A distância entre as duas cidades é de cerca de 1,2 mil metros, mas a travessia, feita por quatro balsas, pode levar horas — especialmente em feriados e fins de semana, quando o fluxo de veículos aumenta. Quase 800 veículos utilizam o trajeto diariamente.
“Uma vez, numa véspera de feriado, a gente ficou quatro horas ou mais na fila. E quando fui passar, a balsa quebrou e não tinha previsão de retorno. Tive que dar a volta pela ponte do Glória, estrada de terra, já escuro… Foi bastante complicado”, contou o empresário Marcos Araújo, de Delfinópolis, que mora em São Paulo e visita a cidade regularmente para cuidar dos negócios.
Governo de Minas apresenta projeto de concessão para construção de ponte entre Delfinópolis e Cássia
Reprodução EPTV
A travessia precária afeta diretamente o agronegócio. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis, Evandro Lemos de Oliveira, já houve perdas significativas por conta dos atrasos.
“Exportamos banana para os Estados Unidos. Produto perecível, avião. Perdemos voo. Uma empresa grande perdeu voo em Guarulhos por problema na travessia. O frete já estava contratado. Foi um prejuízo enorme”, afirmou.
Na semana passada, o prefeito de Delfinópolis, Pedro Paulo Pinto (PSDB), anunciou que o governo estadual apresentou oficialmente o projeto de concessão, que inclui a construção da ponte. Segundo ele, haverá uma audiência pública com os moradores para discutir os detalhes do plano, como o valor da tarifa.
“Hoje, se a ponte estivesse pronta, seria R$ 15 para entrar e R$ 15 para sair da cidade. Mas eu estou discutindo para que os moradores de Delfinópolis e Cássia paguem um valor menor, e que os veículos da prefeitura sejam isentos”, explicou.
Governo de Minas apresenta projeto de concessão para construção de ponte entre Delfinópolis e Cássia
Reprodução EPTV
A expectativa é de que a licitação ocorra após a audiência pública. O prefeito acredita que as obras possam começar no início de 2026, com prazo de conclusão até março de 2029.
“Já recebemos os documentos. Tudo dando certo, acredito que em 2026 começamos a obra”, completou o prefeito.
A construção da ponte é vista como fundamental também para impulsionar o turismo na região. De acordo com o secretário de Turismo de Cássia, Franck Arantes de Souza, a cidade tem atraído visitantes com o crescimento do turismo religioso e pretende integrar roteiros com Delfinópolis e Capitólio.
“Essa ponte vai revolucionar o turismo. Vai agilizar muito o tráfego, beneficiar o agro, o plantio de soja, banana, e fortalecer o turismo religioso. A região toda tem a ganhar”, afirmou.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas