Alpinópolis decreta situação de emergência após temporal que derrubou torres de transmissão de energia
03/12/2025
(Foto: Reprodução) Alpinópolis sem energia: temporal derruba parte de linha de trasmissão
A Prefeitura de Alpinópolis (MG) decretou situação de emergência após a forte tempestade que atingiu o município na noite de segunda-feira (1º) e derrubou torres de uma linha de transmissão de energia próximas à cidade de Passos (MG). O incidente comprometeu o abastecimento em toda a região e, mesmo dois dias depois, moradores ainda lidam com instabilidade e interrupções frequentes.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Na manhã desta quarta-feira (3), a Cemig informou que o fornecimento havia sido normalizado. No entanto, a equipe de reportagem da EPTV, afiliada a Globo, esteve na cidade e constatou um cenário diferente: diversos imóveis seguem abastecidos por geradores emergenciais instalados pela Prefeitura, Defesa Civil e pela própria concessionária.
Prefeitura de Alpinópolis (MG) decreta situação de emergência após temporal
EPTV/Reprodução
O uso desse sistema traz limitações, já que oscilações são constantes; a energia chega a voltar e cair novamente, causando preocupação entre moradores e comerciantes, que trabalham com receio de novos apagões.
Segundo a Defesa Civil, geradores foram distribuídos em pontos estratégicos e essenciais da cidade, incluindo hospital, farmácias, lar de idosos e áreas da zona rural.
A prefeitura também articula, junto a comerciantes, uma rede de apoio para minimizar prejuízos, incentivando o compartilhamento de refrigeradores e equipamentos entre estabelecimentos afetados.
A secretária de Infraestrutura Urbana, Ana Flávia Krauss Lemos, explicou que o decreto de emergência permite ao município agir com mais rapidez na contratação de serviços, compra ou aluguel de novos geradores e outras medidas necessárias para reduzir os danos causados pela falta de energia.
A Cemig afirma que a normalização total do sistema deve ocorrer ainda nesta quarta-feira, e mantém equipes atuando na região. A situação segue sendo monitorada.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas